Você e sua empresa vão participar de uma feira de negócios internacional e é você quem vai conversar com os estrangeiros? No post de hoje eu vou mostrar como você pode se preparar para receber pessoas que falam inglês no seu estande.
A primeira coisa que deve fazer é treinar oi e tchau. Parece besteira falar isso, mas aqui é o que vai dar confiança para que você aborde as pessoas que estão interessadas no seu negócio. A confiança inicial é tudo! Como o contexto é uma feira de negócios, treine OI & TCHAU neutros e formais, nada muito informal ou com gírias.
Hi, I’m Fernanda from Blue Pine. How can I help you?
I would love to show you our new product/machinery/equipment/solution. Let me get you a catalog. Please follow me. Can I offer you anything to drink? (Essa aqui você pode usar se o seu estande oferecer algum tipo de bebida para os visitantes)
It was a pleasure meeting you. Enjoy the fair!
Lembre-se que em feiras é muito comum o expositor tomar a iniciativa de atrair o visitante. Tenha duas ou três maneiras de se apresentar em inglês e treine bastante no espelho.
Estar confiante com o OLÁ é o primeiro passo para você não fugir do visitante estrangeiro!
Antes de apresentar soluções para o interessado, você vai precisar ouvi-lo. E aí entram as perguntas que você pode fazer para criar um needs analysis do visitante
Você precisa saber falar o seu cargo e suas responsabilidades básicas para poder explicar ao interessado até onde você pode ajudá-lo. Se a negociação passar por outras pessoas, saiba como apresentá-las também.
I’m the [sales representative] and I can help you [get the best deal with XYZ company]. (Eu sou o [representante de vendas] e posso ajudá-lo a [obter a melhor oferta com a empresa XYZ].)
I would love to bring my director into this matter. Let me introduce you to her. This is [Liz], my director. She can help us with [your NDA questions]. (Eu adoraria envolver minha diretora nessa questão. Deixe-me apresentá-la. Esta é [Liz], minha diretora. Ela pode nos ajudar com [suas perguntas sobre o NDA].)
Estude os catálogos e o site da sua empresa se eles tiverem versões em inglês. Eu gosto de exercitar com os alunos o seguinte:
Você pode fazer o mesmo exercício com o site da empresa.
Se o material da empresa não está em inglês, então eu aconselho que você traduza os principais pontos e leve esse material anotado com você.
Ter um cartão de visitas em inglês também é interessante pra quem quer atingir mercados internacionais, mas não é mandatório pois as informações são padronizadas.
Treine muito em voz alta para que você se acostume com ato de falar inglês. Se você quiser ter aulas preparatórias específicas para inglês em feiras de negócios, fale com a gente! Temos um curso de inglês específico de feiras para te ajudar a ter mais confiança no seu inglês
Emerson Angileli fez um treinamento para uma feira automotiva na China, veja o que ele falou:
“Em maio procurei a Blue Pine pois tinha uma viagem de negócios marcada para dezembro do mesmo ano, numa Feira Internacional Automotiva, e teria que usar o Inglês na comunicação. Expliquei exatamente oque precisava. A Teacher Fer montou um programa de estudo para mim. Foram 6 meses de intensa preparação. Tive total apoio da equipe Blue Pine. A viagem foi um sucesso, consegui me comunicar e fechar bons negócios com os Chineses. Thanks, Teacher Fer, pela paciência e apoio .“
Fale inglês no seu trabalho e esteja pronto para todas as oportunidades